sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Modelista

Descrição do Cargo de Modelista

Os modelistas projetam e modelam confecções de roupas sob encomenda; confeccionam peças-piloto; preparam peças e costuram roupas em tecidos, couros e peles; preparam produtos para armazenagem e expedição, incluindo atividades de passadoria, embalagem e controle de estoques; realizam manutenção produtiva. Atuam em todas as etapas da confecção de roupas sob medida, desenvolvem e executam a idéia, orientando também as costureiras que montarão a roupa, desde o desenho do modelo até sua expedição.

Formação necessária para ser Modelista

É a profissão em que o estilista passa a idéia, o desenho e a aplicação (ou seja, o tecido a ser usado e os aviamentos) e o modelista constrói a roupa, sendo responsável pelas medidas exatas das roupas e acessórios à venda nas lojas, desempenhando papel fundamental.

Formação Básica

O exercício dessas ocupações requer conclusão do Ensino Médio e de curso básico de qualificação profissional em costura, com carga horária entre duzentas a quatrocentas horas-aula. Atualmente a exigência de curso superior na área tem se tornado maior.

Catho Recomenda

Dentre outras alternativas de manter-se atualizado em sua área, apresentamos alguns cursos online oferecidos pela Catho Online. De acordo com sua área e cargo sugerimos:
- Administração de Compras.

Mercado de Trabalho para Modelista

Hoje, com a modernidade, essa atividade se tornou totalmente digital, a qual se utiliza ferramentas chamadas de CAD/CAM. Com essa inovação, as ampliações do modelo da roupa são calculadas mais rapidamente. Essa profissão e a busca por novos materiais estão em alta e é preciso ter disposição para acompanhar as tendências e ficar de olho no mercado, procurar a identidade do seu trabalho e sempre se reciclar culturalmente.

Aspectos Favoráveis

Uma empresa pode até não precisar contratar um estilista quando o dono é quem desenha a coleção, mas sempre precisa de um modelista.

Aspectos Desfavoráveis

O tempo é bem curto e não se pode deixar nada para depois para não atrasar a linha de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário